Ensino Fundamental I

Nos cursos Ensino Fundamental I e II procuramos desenvolver na prática diária, na relação com os educandos, na ação docente, aquilo que os instiga, motiva e direciona para a formação de cidadãos mais completos. Cidadãos capazes de pensar prospectivamente, de se colocar no lugar do outro, de saber filtrar e elaborar informações para utilizá-las de modo positivo na construção e sedimentação de conhecimentos. Cidadãos com formação, capacidade e vontade de contribuir com o desenvolvimento efetivo da sociedade em que convivem. Não é demais lembrar que transformar realidades requer conhecimento e vontade. Nessa ordem!

Desse modo, defendemos que a rotina estruturante é fundamental na organização da vida do ser humano, pois ela envolve ritmo, compromisso, disciplina e responsabilidade. Nessa perspectiva, trabalhamos no cotidiano com nossos alunos a importância de estabelecer rotinas bem definidas, o estímulo ao estudo diário, articulando e otimizando a tríade ATIVIDADE/ ESPAÇO/ TEMPO.

Nossos estudantes são estimulados no cotidiano a questionar, opinar, discordar, argumentar, para participar do processo ensino-aprendizagem realizado em português e inglês. O conhecimento da língua inglesa, assim como da portuguesa, é entendido como meio, ferramenta para o domínio dos conteúdos curriculares. As aulas e atividades pedagógicas acontecem em uma língua ou outra. O bilinguismo é parte do cotidiano escolar.

Aulas de Formação Tecnológica, Programação, Jogos de Raciocínio, Educação para Mídias, Educação Financeira, Música, Artes e outras atividades extra-curriculares fortalecem as formações intelectual e cultural dos alunos, complementando as disciplinas convencionais do currículo. Essa pluralidade de opções permite ao educando formar uma visão de mundo mais abrangente.

O bom convívio entre os alunos se reforça nas práticas esportivas e nas participações em Olímpiadas e Torneios. Nessas atividades o estabelecimento e respeito a regras, o reconhecimento de deveres e direitos, a compreensão de potencialidades e limitações em si e no outro são solidificadas para ensinar a importância do viver juntos, em sociedade, harmoniosamente.

“O homem não é nada além daquilo que a Educação faz dele.”

Immanuel Kant (1724-1804)