Educação Infantil

Como é que a lagarta

em borboleta se transformou?

Ouvi certo dia de uma menina

que curiosa me questionou

De onde o Sol aparece

quando começa o amanhecer?

Também indagou intrigada

querendo compreender

Ela nunca se cansa

de muitas perguntas fazer

Com seu desejo incessante

do mundo conhecer

———————————-
Ana Karla Góes de Oliveira
Pedagoga/Coordenadora e
mãe de Lara, uma menina muito curiosa
———————————-

As crianças são assim, cientistas natas. Levantam hipóteses originais e interessantes; têm ideias criativas; fazem perguntas curiosas; querem desvendar o mundo. As classes da Educação Infantil atendem esses desejos. Planejamos e realizamos as atividades cotidianas de modo a incentivar o questionar, o experienciar, o descobrir.

 

No contexto escolar, o lúdico ocupa espaço fundamental. Participando de brincadeiras, jogos e atividades em grupo, nas salas, nas quadras de esporte, nos parquinhos e nas áreas de recreação, as crianças desenvolvem habilidades de interação, convivência, cooperação, autoconfiança e autonomia.

 

Nas aulas de Música, as crianças também participam. Brincam com os sons. Elas manuseiam instrumentos musicais, percebem as semelhanças e diferenças entre eles, imitam, inventam, cantam e dançam. A arte visual é mais uma atividade muito significativa que acontece diariamente nas nossas turmas. Os professores disponibilizam materiais diversificados e técnicas para que as crianças se motivem a criar. Ao rabiscar, desenhar, pintar, recortar, colar, elas ampliam a percepção, a imaginação, a sensibilidade.

 

As rodas de conversas ocorrem nos contextos de projetos específicos: Preparação, plantação e colheita na horta que provê os ingredientes para os deliciosos sanduíches naturais. É tempo de falar de alimentação e saúde. Histórias narradas e recontadas sob diferentes pontos de vista ampliam as visões de mundo e despertam para as várias possibilidades na vida. Hábitos, combinados, cuidados com o próximo são conversados, discutidos, e formam o alicerce da convivência respeitosa e prazerosa. A rodinha, todos sentados escutando o que cada um tem a dizer, é a base de uma socialização que se desenvolve de forma harmoniosa.

 

As noções de Matemática, contagem, relações espaciais, resolução de problemas e desafios são apresentadas com materiais lúdicos em grupo e de forma mais individualizada. Elementos de lógica são aprendidos nas aulas de Jogos de Raciocínio. Nelas a compreensão de regras e a formulação de estratégias vencedoras desenvolvem habilidades essenciais à vida moderna.

 

Assim, em ambiente rico em estímulos planejados, acolhedor e prazeroso, a criança desenvolve suas potencialidades físicas e intelectuais com toda felicidade que merece.

 

“Para ensinar uma criança a amar, ame-a.”

Johann Goethe (1749-1832)