Programação e Robótica

As novas tecnologias e as suas aplicações variadas estão cada vez mais presentes nas sociedades do século XXI. Crianças têm contato precoce com computadores, tablets e smartfones utilizando programas e aplicativos. A criatividade e a experimentação são características inatas às crianças, que também exibem uma grande facilidade para a aprendizagem de novas formas de linguagem. É nosso papel, como educadores, aliar o prazer de manipular recursos avançados a essa capacidade de inovar e criar.

Os alunos podem aprender a elaborar suas próprias animações e seus próprios jogos, assumindo a função de criadores de produtos ao invés de meros consumidores da tecnologia que lhes é oferecida. Com o intuito de aguçar o pensamento criativo e incorporar mais uma ferramenta tecnológica em nossa proposta pedagógica, implementamos aulas de Programação para alunos do Ensino Fundamental. Essas aulas, trabalhadas em Inglês, acontecem no Laboratório de Tecnologia equipado com computadores para utilização dos alunos. São trabalhados programas de codificação como o Scratch, desenvolvido pelo MIT (EUA) para tornar a linguagem mais dinâmica, prazerosa e acessível. Programar estimula as crianças a trabalharem com conceitos de lógica, experimentarem, fazerem hipóteses e encontrarem soluções.