Maria Eduarda – Uma história de sucesso

“O talento está distribuído pelo mundo. As oportunidades não.”  – Wendy Schmidt.

Esse é o pensamento com que Eric Schmidt, empreendedor, empresário, filantropo norte-americano, define os objetivos da Fundação Rise for the World que conta com mais de um bilhão de dólares para promover oportunidades em educação para jovens entre 15 e 17 anos em todo o mundo.

A Fundação apoia jovens estudantes com bolsa de estudo, auxílio para manutenção, deslocamentos, mentorias e outras necessidades dos ingressos no seu programa. As inscrições são realizadas remotamente, com descrição detalhada de um projeto, comprovação das possibilidades, vídeos e entrevistas. A cada ano 100 jovens são contemplados. Os vencedores são convidados a participar de uma conferência internacional com duração de três semanas, que acontece em países diferentes. Neste ano de 2022 o evento ocorrerá na África do Sul. É a grande oportunidade de estabelecer uma vasta rede de contatos e trocar experiências. Eric considera que essa convivência é fundamental para alargar visões de mundo e aproximar estudantes que sonham contribuir para um mundo melhor.

Através de uma outra iniciativa, a Schmidt Family Foundation, Eric Schmidt está apoiando diversas áreas de pesquisa biológicas, incluindo modelos de estruturas proteicas e a preservação dos oceanos. Com a iniciativa Deep Life, o incentivo é voltado para pessoas com grandes ideias que alinham Computação e Biologia, atividade conhecida por Biologia Sintética. Com o fundo AI2050, o executivo está ainda injetando uma soma de 125 milhões de dólares para financiar projetos de pesquisa em inteligência artificial. O objetivo é diminuir conflitos geopolíticos e danos causados pela má utilização de algumas tecnologias. Essas e outras iniciativas têm impactado profissionais, pesquisadores e estudantes em diversas partes do mundo.

Eric Schmidt nasceu em 1955 em Falls Church, Virgínia, EUA, frequentou a Universidade de Princeton, graduou-se em 1976, fez mestrado na Universidade da Califórnia em 1979, três anos depois concluiu o PhD. Morou na International House Berkeley onde conheceu sua esposa, co-fundadora da Rise, Wendy Boyle. Fez carreira profissional no Google de 2001 a 2017, embora tenha atuado em outras empresas importantes como Sun Technologies Enterprises e Bell Labs. A revista Forbes 2021 o colocou na 96ª posição entre os mais ricos do mundo com fortuna estimada em 19 bilhões de dólares.

RESILIÊNCIA, o vocábulo da Física que significa a propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à mesma forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica, foi apropriado recentemente pela Psicologia. Neste campo do conhecimento indica a capacidade de o indivíduo resistir à pressão de situações adversas – choque, estresse, algum tipo de evento traumático – sem entrar em surto psicológico, emocional ou físico, encontrando soluções estratégicas para superar adversidades. Pessoas resilientes têm maior senso de controle sobre suas vidas, tornando-se mais dispostas a assumir riscos e propensas a desenvolver e manter relações positivas. Resiliência e inteligência são características pessoais desenvolvidas pelo cérebro. É habilidade adquirida ao longo da vida.

Continuar a sonhar, e dedicar-se 100% a tudo que faz foi a meta que Maria Eduarda se impôs desde a infância. Entendeu desde cedo que as oportunidades podem mudar vidas e contribuir cada vez mais para uma sociedade melhor. Aprendeu em casa que todos PODEM sonhar e realizar quando as devidas oportunidades se apresentam. Seu entendimento pessoal mostrou que cada um tem seu caminho e não se deve medir os feitos e metas com a régua alheia. Inspirada em indivíduos próximos, começou a perceber que certas pessoas poderiam fazer diferença em sua vida.

Cursou o Ensino Fundamental com exigências escolares e pessoais  abaixo das suas expectativas. No último ano descobriu que um colégio de bom nível na cidade oferecia aos sábados um curso de nivelamento para alunos de outras instituições interessados no programa de bolsas de estudos. Inscreveu-se, cursou e foi aprovada com louvor. Iniciou uma nova etapa de sua vida. Descobriu a importância de dominar a língua inglesa (sendo que já havia a felicidade de ter crescido nessa área por uma grande oportunidade anterior), inscreveu-se no programa do colégio que prepara alunos para realizar a graduação em universidades dos EUA, Canadá (Project U) e Europa e envolveu-se em projetos sociais como voluntária. Vivenciou no voluntariado a importância da sensibilidade social, da solidariedade, do compromisso com o próximo mais carente. Finalizou seus estudos no Ensino Médio em 2021 e inscreveu-se no programa da Rise Foundation de Eric e Wendy Schmidt. Foi uma das brasileiras aceitas para participar do programa em 2022 e concomitantemente aceita pela Rhodes College, região metropolitana do Memphis, EUA, fundada em 1848, com anuidade média de 70 mil dólares. Além da bolsa da Rhodes College ela conta com o apoio integral da Rise Foundation. Atualmente, enquanto aguarda o início do ano letivo nos EUA, segue trabalhando e ajudando outros jovens que também sonham com um futuro e educação de qualidade. Coordena um projeto de sua autoria, o Help Estudos, que oferece aulas gratuitas de Química, Redação e Matemática online para jovens que também buscam oportunidades!

Uma sociedade melhor carece de histórias como essas: um filantropo bem sucedido que decidiu investir parte da sua fortuna em jovens promissores; e uma estudante dedicada, resiliente que não desperdiçou as chances que a vida tem lhe proporcionado. Há anos, aprendemos a contemplar figuras históricas que lutaram pelo avanço científico e social como Martin Luther King (1929-1968), Marie Curie (1867-1934), Albert Einstein (1879-1955), Albert Sabin (1906-1993). Aprendemos aqui, também, que as mudanças acontecem perto de nós, que a Maria Eduarda quer fazer sua própria história e inspirar outros jovens que sonham com uma educação de qualidade.

A justiça social se faz assegurando as mesmas condições na largada. Este é certamente o credo professado por Eric e Wendy Schmidt e Maria Eduarda Azevedo.